sábado, 8 de agosto de 2009

O AVIVAMENTO QUE CREMOS E BUSCAMOS

Semanas atrás tivemos uma formação no discipulado da Missão IDE sobre Avivamento. Confira:

Segundo o dicionário Aurélio, avivamento vem do verbo avivar, e significa tornar mais vivo. Podemos dizer: ter mais vida!

Na visão cristã que estamos abordando podemos ver grandes avivamentos na bíblia, e eles sempre acontecem sob duas situações:

1 – Um povo que não conhece a Deus e vive distante d’Ele, em meio à situações de morte, de injustiça. Um povo que precise receber mais vida. Vemos situações assim nas principais cidades onde Paulo pregou pela primeira vez. Em grande parte eram povos de religiões com vários deuses e com práticas imorais. O conhecimento de Deus trouxe mais vida àqueles povos. Coisas assim continuam acontecendo hoje em dia quando missionários cristãos levam a Palavra aos chamados povos não alcançados, nações que nunca ouviram falar sobre Jesus.

2 – O avivamento também acontece chamando pessoas que já conhecem o Senhor a voltarem a Ele de coração. Um exemplo direto disso vemos na comunidade de Éfeso. Em Efésios 1, 15-16, Paulo comenta que tem ouvido falar da fé e do amor fraterno que existem naquela comunidade. Podemos imaginar que fosse a comunidade perfeita, um lugar de fé e de amor, um lugar exemplar. Mas em Apocalipse 2, João escreve para a mesma comunidade dos Efésios com outras palavras, dizendo que apesar de todo empenho e senso de verdade que possuíam, eles haviam deixado esfriar o primeiro amor em seus corações. João então os convida a um avivamento: arrepende-te e retorna às primeiras obras (Apocalipse 2, 5).

Nos dias de hoje a palavra avivamento se tornou muito comum, e acabou perdendo seu sentido verdadeiro. Muitos associam avivamento a uma igreja ou comunidade que possui celebrações com muita música e orações intensas, sempre em volume bem alto! Pregações fortes e vibrantes cheias de unção e autoridade! Isso pode fazer parte do processo de avivamento, mas não é a essência dele.

O avivamento verdadeiro é resultado da combinação de 3 fatores: o estudo da Palavra de Deus (Bíblia), a oração e o arrependimento. Os três precisam caminhar juntos, o conhecimento da Palavra sem oração produz intelectualismo. A oração sem arrependimento das obras mortas (pecado) não tem efeito, nada alcança. O arrependimento só é possível quando vemos que nossa vida não está a altura do evangelho, então o Espírito Santo nos convence dos nossos erros.

Essa revolução espiritual começa dentro do coração do homem, mas passa a se chamar avivamento quando acontece em uma igreja, uma comunidade, uma sociedade. Uma renovação espiritual transforma as três partes que compõem uma pessoa: seu corpo, sua alma e seu espírito. Da mesma forma o avivamento transforma as três partes que compõem a pessoa que é a sociedade:

-Corpo: uma sociedade avivada não possui injustiças que possam tirar a dignidade física do seu povo. Políticos honestos. Educação de qualidade. Hospitais dignos. Emprego para todos. Sem violência. Uma sociedade fraterna e saudável.

-Alma: uma sociedade que não carrega traumas de seu passado (ditadura, guerras, divisões). Não existe solidão, depressão, síndrome do pânico, egoísmo. Não haverá grades para proteger porque não haverá medo.

-Espírito: uma sociedade que se preocupa com valores, idéias e conceitos. Que deixa de lado discussões sobre coisas, pessoas, dinheiro, fama ou escândalos. Uma sociedade que se preocupa com assuntos espirituais e passa a conhecer Deus e a partir daí vive a santidade. Uma sociedade que partilha o pão em suas celebrações e o pão em suas casas: a verdadeira comunhão.

Mais do que canções e orações, o avivamento é a transformação do homem e da sociedade onde ele está inserido. Esse é o avivamento que cremos e buscamos.

Um abraço,
Gilberto Monteiro

Esta formação e muitas outras estão disponíveis em áudio para baixar em seu computador no blog: