segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SER OU NÃO SER, DE NOVO A MESMA QUESTÃO!

Dos propósitos que você assumiu no dia 1º de janeiro de 2009 quantos você já cumpriu? Quantas das metas e mudanças que você colocou na sua vida você já alcançou? Alguma vez você determinou alguma coisa mas não conseguiu cumprir? Isso serve pra dietas, novos empregos, mudanças de posturas e atitudes e tudo mais que conseguir imaginar.

O ponto chave dessa mudança que sempre buscamos mas nem sempre conseguimos é que não sabemos mudar, não sabemos por em prática os propósitos que escolhemos. Um conceito importante que precisamos entender é que nós SOMOS aquilo que FAZEMOS e TEMOS, ou seja: SER = FAZER + TER.

Um exemplo positivo: você deve ter algum amigo que SEJA simpático. Pra que você o qualifique como simpático ele deve FAZER algo que o torne simpático. Com certeza ele sempre está sorrindo, dando atenção, conversa com todos. Mais ainda, ele deve TER um desejo de fazer com que o outro se sinta bem ao seu lado.

Um exemplo negativo: talvez você conheça alguém que SEJA mentiroso. O que ele deve FAZER pra ser qualificado assim? Contar mentiras. Com certeza ele deve TER problemas em encarar algumas verdades, por isso mente.

Todos os adjetivos que possuímos, aquilo que somos, são frutos das atitudes que fazemos, que são conseqüência daquilo que temos em nosso coração.

Entender isso é a chave pra qualquer transformação!

Ficamos frustrados em não alcançar objetivos porque na maioria das vezes vislumbramos o que queremos ser mas não mudamos nossas atitudes e guardamos coisas no coração que nos levam a fazer sempre as mesmas coisas, e ser sempre a mesma pessoa.

Quando fazemos nosso currículo profissional para entregar em alguma seleção de emprego colocamos algumas características: organizado, responsável, pontual, comprometido, pró-ativo, etc. O mais interessante é que consideramos essas qualidades como profissionais somente, nem sempre aplicável ao nosso dia-a-dia. Mas falando francamente, uma pessoa só é organizada no trabalho se ela for organizada em sua casa. Ninguém consegue ser exemplo de responsabilidade em seu emprego e irresponsável em sua vida pessoal. Aí está o ponto, aquilo que faço em minha casa, também faço em meu emprego, faço na igreja, faço no ministério e em qualquer lugar. As coisas que temos no coração nos levam a fazer as mesmas coisas em todos os lugares, e acabamos sendo o mesmo tipo de pessoa em todos os ambientes em que vivemos.

Você precisa mudar alguma coisa? Ainda dá tempo de alcançar aqueles propósitos do mês de janeiro.

Primeiro - SER: quem você é? De maneira honesta enumere suas qualidades e principalmente seus defeitos.

Segundo - FAZER: o que você tem feito, quais tem sido as suas atitudes que te levam a agir ou reagir e te fazem ser as coisas que enumerou?

Terceiro – TER: identifique as coisas que estão guardadas em seu coração e motivam a fazer os mesmos erros de sempre.

Agora faça o caminho inverso. Aquele mentiroso que citei no começo do texto se aplicava muito a mim. Eu era (SER) mentiroso porque contava (FAZER) muitas mentiras, tudo isso porque eu tinha (TER) um problema grande em administrar a verdade. Percebi que o oposto de mentiroso é verdadeiro, e pra alguém ser qualificado como verdadeiro é necessário sempre dizer a verdade, e pra conseguir fazer isso precisei ir fundo dentro de mim e trocar a baixa auto-estima e a necessidade de ser aceito que eu tinha por coragem e independência da opinião dos outros. Fazer esse caminho inverso tirando as coisas ruins de dentro de mim e mudando minhas atitudes, fez com que eu me tornasse outra pessoa.

O melhor de tudo isso é constatar que aquilo que era dificuldade algum tempo atrás, hoje é só lembrança. Isso é amadurecimento. Isso é atingir propósitos.

Tudo é possível ao que crê (Marcos 9, 23).

Imagine você aplicando isso em sua vida. Imagine sua família descobrindo esse caminho. Seu bairro. Sua paróquia. O Brasil. O mundo. Seremos, faremos e teremos todo o bem que possa existir!

Isso começa em você, e a sua transformação motiva aqueles ao seu redor...

Como Ghandi dizia, seja a mudança que você deseja ver no mundo.

Um abraço,

Gilberto Monteiro