quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AMANHECEU


Ano passado, em 2009, a Missão IDE passou por um fim de semana muito diferente. Fomos convidados por um padre a visitar todas as casas do bairro onde era a sua paróquia, que ficava em uma das regiões mais carentes de Taubaté/SP, convidando o povo para participar de uma missa especial, cheia de música e orações avivadas naquela mesma noite. Nossa missão quando fôssemos visitar as famílias era verificar se todos eram batizados, se participavam de alguma igreja, orar pela casa e seus moradores e por fim fazer o convite para a missa logo mais à noite. Como o bairro era grande, visitamos metade das casas no sábado e a outra metade no domingo, sempre convidando para a celebração da noite.
Éramos cerca de vinte pessoas enviadas dois a dois para a missão naquele bairro. Ao final de cada período, quando voltávamos para almoçar ou para um café antes da missa ao final do dia, fazíamos uma partilha geral sobre o que encontramos. Visitamos muitas pessoas pobres, eu diria até miseráveis, que não possuiam nem comida em casa. Lembro da situação de uma senhora muito simples com seus três filhos pequenos e outro um pouco maior que a ajudava. Entramos na casa dela e não havia higiene alguma. Sua história era sofrida, falou muito de como foi injustiçada porque possuia uma casa própria que foi tomada assim que o marido morreu e agora ela estava naquele cortiço com seus quatro filhos esperando a justiça determinar a retomada da casa.
Me recordo de uma outra senhora de semblante muito triste, que ao saber que éramos católicos disse que era evangélica e agradecia nossa disposição mas não queria receber nossa oração. Ela fechou o portão e nós fomos em direção a próxima casa, mas enquanto andávamos decidimos voltar e insistimos em orar por aquela mulher triste. Imediatamente ela abriu o portão chorando e sentou-se no quintal da sua casa. Oramos pelo filho dela que há dias não aparecia em casa porque era viciado em cocaína e agora estava envolvido com o tráfico. A casa já não tinha mais TV, rádio, porta-retratos... A droga levou essas e outras coisas em troca do sustento do vício. A casa já não tinha mais paz, amor ou sonhos. A droga levou tudo.
Oramos por uma senhora em fase terminal de câncer que morava sozinha em uma casa de madeirite e lona. Rezamos por uma família marcada pelo adultério, em que o pai da família havia saído de casa para morar com outra mulher, a esposa abondonada estava imersa numa depressão profunda, a filha desse casal era mãe solteira e não suportando toda a pressão abandonou sua filha de sete anos com a avó e há tempos não dava notícia. A depressão daquela senhora a afastou do seu trabalho e o INSS ainda não havia aprovado o afastamento remunerado e todas as contas estavam atrasadas. A menina de sete anos chegou enquanto conversámos e viu a avó chorando. Ela se sentou ao lado da avó e chorou junto...
Houve quem visitou bares com pessoas bêbadas logo nas primeiras horas da manhã. Houve quem orou por prostitutas e travestis de um prostíbulo que havia na região. Naqueles dias todo aquele bairro foi visitado e a Missão IDE foi visitada por um Jesus que sofre, um Jesus que espera uma sentença justa do tribunal, um Cristo viciado e se afundando cada vez mais no vício, um Jesus desfigurado pela venda do seu corpo todas as noites em troca de algum dinheiro, Jesus doente, injustiçado, abandonado e sofrido.
Faltavam várias coisas na vida daquelas muitas pessoas que visitamos, mas uma coisa faltava de maneira generalizada em quase todas: a esperança. Sem a esperança, muitos dos moradores daquele bairro não conseguiam imaginar nenhuma possibilidade de mudança da situação, por mais remota que fosse. Tudo que possuiam era o seu abatimento e muitas vezes uma certeza de que aquela dor os acompanharia pra sempre. Tudo era noite.
A palavra de Deus diz quem pode com um espírito abatido? (Provérbios 18, 14) Sem esperança o futuro não possui horizonte. Mas ao contrário de tudo isso, a Bíblia também diz que a esperança não engana (Romanos 5, 5), e mais, um grito de esperança vem do Salmo 124, 4-6: Mudai, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes nos desertos do sul. Os que semeiam entre lágrimas, recolherão com alegria. Na ida, caminham chorando, os que levam a semente a espargir. Na volta, virão com alegria, quando trouxerem os seus feixes.
Algumas obras sociais daquela cidade tentam atender aquele povo em suas necessidades de dignidade. Nossa missão naquele lugar, especificamente naquele fim de semana, foi reacender a luz do fim do túnel e mostrar que os sofrimentos da presente vida não se comparam à glória que virá. Que todo sofrimento permitido por Deus quer nos ensinar a viver melhor e na medida em que aprendermos, a esperança que cultivamos vai se tornando verdade e todo pranto é transformado em dança (Salmo 29, 12).
Depois daquele fim de semana minha visão mudou muito a respeito do Reino de Deus para os esquecidos da sociedade. O avivamento que tanto falamos aqui na Missão IDE só tem sentido se o Reino de Cristo for implantado em nossa geração, a começar pelos que mais sofrem, que são os prediletos de Deus. Com esse sentimento no coração e com toda essa visão, Deus me inspirou uma canção de esperança. Escrevi uma música que se chama Amanheceu e dá nome ao meu primeiro CD que será lançado no Aviva Brasil de 2011, no sábado do dia 15 de janeiro às 20h00. Maiores informações no site www.missaoide.com.br . Deixo aqui o meu convite para o lançamento do CD e a letra da canção que o Senhor quer colocar no coração dos aflitos desse mundo.

Amanheceu
No caminho de quem sofre sempre existe alguma dor
Só quem luta tem na alma alguma marca que ficou
Quando a estrada dessa vida está difícil de passar
E o horizonte bem distante já não dá pra enxergar
É preciso levantar os olhos para entender
Quando a noite esconde a luz, logo vai amanhecer

Pode o choro durar uma noite, mas a alegria vem com o sol da manhã
Todo aquele que já semeou com as lágrimas
Sorrindo colherá o bem que esperou
E o mundo então verá toda a virtude do Senhor
Que é capaz de dar ao homem sofredor, vitória

Sei que podes afastar esse cálice de mim
Retirando toda a dor que existe em meu viver
Eu espero em ti, Senhor, a noite escura vai passar
Seja feito o teu querer enquanto eu existir


Peço desculpas pela longa ausência daqui do blog, pra esse CD "Amanhecer" levou muito tempo e dedicação. Em breve mais novidades vão acompanhar esse CD.

Paz e fogo!
Um abraço,
Gil Monteiro