sexta-feira, 25 de setembro de 2009

40 anos na Lua, hora de mudar!

Alguns meses atrás foi comemorado o aniversário de 40 anos da chegada do homem à Lua. Esse feito maravilhoso aconteceu em 20 de julho de 1969 e foi lembrado em todo o mundo por ser uma grande façanha da humanidade. De lá pra cá a tecnologia aumentou exponencialmente e possibilitou descobertas ainda maiores. Descobriu-se a evidência de água em Marte. Foram descobertos novos planetas. Novas galáxias. Novas estrelas... E ainda existe um universo infinito por ser descoberto. Interessante é ver que isso se tornou possível à medida em que a tecnologia foi aumentando a capacidade de alcançar lugares cada vez mais distantes com espaçonaves, sondas espaciais, telescópios, etc.

Pra se ter uma idéia, a distância média entre a Terra e a Lua é de 384 mil quilômetros, daria pra dar quase dez voltas em torno da Terra, imagine que toda essa distância foi percorrida no ano de 1969. Nos dias de hoje é possível alcançar mais longe ainda, sondas espaciais já mostraram um novo planeta que fica a 150 bilhões de quilômetros. Pra mim, que sou leigo no assunto, não consigo nem ter idéia de quanto esse número significa, mas isso mostra como o homem tem avançado. Avançado cada vez mais alto, cada vez mais além, cada vez mais para fora do seu mundo...

Um contraponto peculiar é que apesar de conseguir chegar tão longe, a nossa tecnologia ainda não conseguiu levar o homem ao mais profundo do oceano. O maior abismo do planeta Terra fica a onze mil quilômetros de profundidade, na chamada Fossa das Marinas, no oceano Pacífico. Somente alguns robôs chegaram lá e registraram informações, mas nenhum ser humano esteve nesse lugar.

Cada vez mais o homem tenta buscar fora o que está dentro. Subimos nas alturas, mas não descemos às profundidades. Essa realidade se revela muito em nossas vidas. Substituímos nossos relacionamentos de intimidade com pessoas reais por relacionamentos virtuais na internet. Abrimos nosso coração até certo limite para aqueles nos amam. Precisamos ir contra essa maré de superficialidade. Só vou conseguir melhores relacionamentos em minha vida quando eu mergulhar dentro de mim e enxergar os fantasmas que ainda não encarei e que me impedem de ser melhor, de ter pessoas melhores ao meu redor. As mudanças de rumo, aquelas que permanecem, sempre acontecem de dentro pra fora, do profundo para o alto. Precisamos investir mais tempo, mais energia, (e porque não mais dinheiro?) em nosso auto-conhecimento. As pessoas precisam curar seus traumas, tratar suas fraquezas, encarar seus medos, vencer seus limites.

Na maioria das vezes só queremos o poder, a glória, o milagre e o prodígio que vem de Deus. Esquecemos que além de mostrar o quão alto podemos ir, na cruz, Jesus revelou o quão profundo precisamos chegar. Não é à toa que Paulo escreveu na carta aos Romanos: ó ABISMO de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! (Rom 11, 33). Se fosse como o homem acredita, ele teria dito: ó ALTURA de riqueza...

O número quarenta na bíblia sempre é associado à mudanças. Nesse tempo comemoramos 40 anos de subida, de alcance de alturas. É tempo de mudar! Sou totalmente a favor da tecnologia e do conhecimento, mas aqui entre nós, onde a vida acontece, não podemos mais viver no mundo da lua, criando idéias no espaço. Precisamos ir para as águas mais profundas! (Lucas 5, 4).

Um abraço,

Gilberto Monteiro