domingo, 26 de julho de 2009

Bom dia? Só se for pra você!

Alguém já disse isso pra você? Ou você já respondeu assim pra alguém?

O livro de Provérbios diz que a vida do homem sobre a terra é só sofrimento. E quando ouvimos coisas como a de cima, dá pra pensar que a vida sobre a terra é só problemas e preocupações. Parece que tudo que existe na vida é uma emergência, pra ontem, e a solução é sempre difícil, quase uma missão impossível. A coisa fica pior quando parece que tudo dá errado, quando as pessoas que eram pra ajudar na verdade só atrapalham. Nada dá certo! Por que tudo é tão difícil?!...

Em muitas vezes me vejo nessa situação, e com muita freqüência vejo outras pessoas assim: colegas de trabalho, de missão, amigos, às vezes é assunto de conversa em filas de banco, em viagens de ônibus, etc. Nos deixamos abraçar pelo “bicho-papão” das situações, e o que era um desafio vira um problema, que se torna um fardo, uma dor. Quando nos perguntam como vai a vida? Respondemos vai indo, com um ar de tristeza.

Ninguém no mundo pode ter uma existência sem passar por adversidades, mas nosso posicionamento diante dessas coisas é que faz a diferença em nossa forma de viver e até de resolver tudo isso. O apóstolo Paulo nos deu um ensinamento de como superar essas situações:

Mude seu pensamento! Não mantenha o foco no problema, mas na solução. Pense que suas tentativas sem sucesso foram as novas formas que você descobriu de não conseguir o que queria e siga buscando o jeito certo. Não fique se atormentando com seus pensamentos (Eclesiástico 30, 22). Não se conforme com esse mundo, com esse problema, mas transforme-o pela renovação do seu espírito. Outra tradução bíblica diz: pela renovação do seu pensamento (Romanos 12, 2).

Mude seu sentimento! Um sentimento é conseqüência de um pensamento. Se você pensa na morte de alguém, você sente tristeza. Ao contrário, se você pensa em um bebê rindo bem alto, você ri junto e sente alegria. Por isso, renove sem cessar os sentimentos da sua alma (Efésios 4, 23). Na hora que aquele sentimento ruim chegar, troque-o por outro que te faça bem.

No começo pode parecer difícil fazer isso porque somos mais acostumados a ver o copo meio vazio, o lado negativo de tudo. Com o tempo, mudamos nosso pensamento e percebemos que o copo na verdade está meio cheio, e o sentimento de esperança surge. Quando aprendemos a viver assim, as soluções pra vida aparecem mais rápido.

Pense novo, sinta diferente, seja melhor!

Um abraço,

Gilberto Monteiro

Aproveito pra deixar um abraço especial pro Grupo Jovens em Resgate de Caraguatatuba/SP. Passamos o dia de hoje juntos em missão. É sempre bom revê-los e ouvir as rimas e o Hip Hop do André e do Pequeno. Deus abençoe sempre vocês em tudo que fizerem.

3 comentários:

  1. Bom sempre ouça esta frase quando dou Bom Dia, principalmente para meus companheiros de trabalho, quando estão nos seus maus dias. E logo brota uma resposta de dentro do meu coração "e vai ser se Deus quiser", pois precisamos buscar a cada dia nos assemelharmos mais a ele, renunciando as coisas que o mundo vem nos colocando, o sentimento de desanimo o mal humor para que possamos passar da morte para a vida.
    Seu texto é muito rico e contribui muito, continue assim, levando Avivamento a todas as pessoas.
    Tenha uma Abênçoada semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilberto!
    Grande sabedoria em seus escritos.
    Essa forma nova de ver a vida realmente muda tudo. E quando temos Deus podemos participar mais ainda da transformação desse tempo fechado em dia de sol. A própria palavra diz isso: o choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

    Obrigada pelas suas palavras!
    Felicidades na missão!

    Bjão
    Jamille

    ResponderExcluir
  3. Oi Gil,
    De fato quando focamos nossa mente e nossa atenção em coisas que realmente nos fazem bem conseguimos ver que aquela nuvenzinha preta que muitas vezes parece pairar sobre nossa cabeça se transforma em um lindo em brilhante sol e aquilo que antes parecia escuridão passa ser iluminado pelos raios da esperança.
    São Paulo Apostolo diz: "Tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é justo,tudo que é puro, tudo que é amavel, tudo que é de boa fama, tudo que virtuoso e louvavel, eis o que deve ocupar vossos pensamentos". (Filip. 4,8) Abraços. Marcinha.

    ResponderExcluir