domingo, 24 de janeiro de 2010

Teoria das estruturas espirituais

Ao longo dos nossos estudos sempre nos questionamos se toda a teoria que aprendemos vamos realmente utilizar algum dia. Lembro que umas das primeiras disciplinas do curso de engenharia civil em que percebi que toda aquela conversa se aplicava realmente, e que não era só mais uma matéria sem uso, foi a Teoria das Estruturas. Um conceito muito interessante de estrutura é que ela é “um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida útil sem que ela perca a sua função” (site da Faculdade de Engenharia civil e Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP). A palavra chave desse texto é equilíbrio. Qualquer estrutura sem equilíbrio pode cair. As Torres Gêmeas de Nova York caíram porque a colisão dos aviões tirou o equilíbrio das suas estruturas. Em 1998, no Rio de Janeiro, o edifício Pallace II caiu porque foi mal dimensionado, e sem equilíbrio acabou caindo.

O dicionário Aurélio trás duas definições muito interessantes, diz que equilíbrio é a manutenção dum corpo na posição normal, sem oscilações ou desvios, que é a igualdade entre forças opostas. Para se dimensionar as vigas e as lajes de uma casa, se pensa em todos os esforços que essas estruturas irão receber e então se dimensiona o tamanho, quantidades de aço e concreto que irão receber. Conhecimento nessa hora é importante, aço e concreto a menos podem tornar as coisas mais fáceis e mais baratas na execução, mas não garantem o equilíbrio da estrutura. Aço e concreto demais também podem tornar tudo muito mais caro e até perigoso, uma laje muito pesada poderá desabar quando receber algum peso ou movimento em cima dela, e lá se vai o equilíbrio. Há um ponto exato onde todos os materiais bem dimensionados garantem que a estrutura vai se manter sem oscilações ou desvios, como disse o Aurélio.

Assim como em todas as casas, prédios e pontes, também existe uma Teoria das estruturas para o nosso espírito. Ou então como iríamos construir os edifícios espirituais (I Pedro 2, 5)? Quando Deus cria um ser humano sobre a face da Terra, ele dimensiona a cada um com um potencial de se tornar o maior e mais estável prédio que possa existir. Infelizmente a cultura em que vivemos, as dificuldades e o pecado acabam por tirar nosso equilíbrio e ao invés de grandes casas acabamos nos tornando barracos que de imponentes não tem nada. Os esforços que a vida nos apresenta, as tribulações pelas quais passamos, as tentações que Deus permite para nos provar, essas são as condições que os edifícios espirituais precisam agüentar firme. Quando vemos tudo isso, nem sempre conseguimos nos manter no ponto central do equilíbrio, acabamos na maioria das vezes nas extremidades, como aquelas condições que falamos logo acima.

Há quem veja todas as condições que a vida propõe e dimensiona seu edifício com pouquíssimo aço e quase nada de concreto. São pessoas que não querem saber de Deus ou da plenitude de vida que Ele tem a oferecer. São amigos nossos que confiam nas suas próprias forças. Somos nós quando abrimos mão da comunhão com Deus e escolhemos qualquer outra coisa que aparentemente dê prazer mais rápido e satisfaça as nossas necessidades. Essa é uma extremidade perigosa.

A outra extremidade são as pessoas que põe em sua construção todo o aço e concreto que puderem, quanto mais melhor. Se cercam de falsas crenças e de conceitos de construção que o grande construtor do universo nunca se utilizou. São amigos nossos que confiam em suas próprias forças pra não errar, são suficientes em si mesmos para não pecar. Somos nós quando temos coisas reprimidas dentro de nós mesmos e acabamos impondo para nós e para os outros algumas leis que aparentemente asseguram um equilíbrio mais rápido e satisfazem nossas necessidades. Essa é uma extremidade ainda mais perigosa, porque na outra situação a noção da distância de Deus é certa, quando se está no fundo do poço só se pode olhar pra cima e a única coisa que se vê é o céu. Quando estamos na extremidade oposta, de fora do poço, então temos muitas coisas ao redor pra olhar e esquecemos de olhar pro céu. Acabamos baseando a santidade naquilo que deixamos de fazer, quando na verdade a santidade vem quando eu faço todas as coisas cada vez mais parecido com Jesus. Um edifício espiritual com aço e concreto demais, com muitas leis de pode e não pode, não agüenta o peso das coisas mal curadas que tem dentro de si, e quando essas coisas entram em movimento, tudo desaba.

Muito se fala em ser do mundo. Muito se ouve em ser radical. Essas são as extremidades, há que se ter cuidado, é muito mais fácil permanecer nelas, o difícil é ter equilíbrio diante de tudo e de todos.

Quando estamos nas extremidades, o centro sempre está preenchido por nós mesmos. Nossas vontades, nossos desejos, nossas necessidades, nossas paixões... Infelizmente o ser humano é muito fraco e instável pra ocupar o centro do universo. Quando estamos vivendo em equilíbrio, Deus é o centro. A vontade e o desejo de Deus são muito melhores, “Ele pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos (Efésios 3, 20)”, a partir daí as nossas escolhas são sempre maduras e sadias. Aprendemos a estender a mão somente para as coisas que convém.

Comece agora a construir a sua vida com equilíbrio e prove hoje mesmo da vida em abundância que Jesus tem pra você.

Um abraço,

Gilberto Monteiro

*dedico esse texto ao meu novo leitor... kkk. Meu batera preferido, Paulo Santi. "É nóis, mano!"

5 comentários:

  1. Que texto maravilhoso!!

    precisa dessas palavras para viver essa semana que está comecando...

    Que o Espirito Santo te ilumine cada vez mais!!!

    paz e fogo

    ResponderExcluir
  2. *poxa cara... que isso.. kk... é nóis mano!!! valeu!!! Sou teu fã.. rsrs.
    Forte abraço cara... to curtindo muito mesmo. FicumDeus!!!!
    Paulo Santi

    ResponderExcluir
  3. Puxa!! Longo, porém muito bom seu post! Eu vivo buscando este equilíbrio, mas minha balança sempre pende mais para um lado que o outro ... Enfim, desisto dessa equilíbrio que não deixa os prédios cairem, melhor mesmo é eu tentar criar mecanismos e tecnologia que façam um alicerce à parte para minhas paredes..rssss

    Voltarei moço!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Vi o link do seu blog no orkut do meu amigo Rodrigo Mazucato.
    Vou me tornar seguidora do seu blog.
    Ah...qdo puder visite meu blog tb.....
    http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/

    Deus abençoe grandemente
    Em Cristo,
    Suely Rezende

    ResponderExcluir
  5. Oi Gilberto..
    Seus textos tem sido maravilhosos para minha vida, para minha formação...

    Deus te abençoe...
    saiba q tds os escritos estao sendo colados e lidos com frequencia...

    bjs..

    ResponderExcluir