sábado, 29 de janeiro de 2011

O que falar ao povo?

Essa semana tive uma experiência muito interessante. Fui pregar em grupo de oração em São Paulo a convite de uma comunidade que ainda não conhecia mas que desenvolve um trabalho muito precioso na região oeste da cidade. Antes de começar o grupo conversei bastante com a fundadora da comunidade sobre a situação do povo daquela região. Nós estávamos na Vila Nardini, um local formado por famílias muito simples e até mesmo muito pobres. Além disso, o bairro possui uma presença muito marcante do tráfico de drogas e violência. A Carina, fundadora da Comunidade Yeshua, me falou sobre o trabalho que eles desenvolvem com as famílias de baixa renda, com pessoas que acabaram de sair do presídio e estão passando por um momento de recuperação, além de trabalhos de acompanhamento e aconselhamento diversos para famílias e pessoas atingidas pelos vícios das drogas.
Em meio a tudo isso estava eu, vindo de São José dos Campos, que vivo uma realidade diferente dessa, no conforto da comunidade onde participo e na unção dos eventos de música aos quais sou convidado. Cheguei na igreja de Santa Luzia com uma mala grande lotada de CD’s Amanheceu que lancei no último dia 15 de janeiro. Fui com uma intenção: levar a palavra de Deus, mas assim que o grupo de oração começou percebi que minha intenção mais profunda naquele lugar era promover meu recente trabalho, divulgando algumas canções e que ao final daquele momento as pessoas comprassem meu CD. Era isso o que realmente eu queria! Até que derepente, logo após uns 15 minutos do início do grupo, a energia acabou... Mas o povo continuou tão forte quanto antes. Aquela atmosfera de fé alcançou meu coração e lá dentro eu ouvi uma voz que dizia assim: Gilberto, esse povo não precisa do seu CD e nem das suas músicas!
Fiquei tão envergonhado em como pude ter uma intenção tão pequena diante da real necessidade daquele povo. Continuei minha oração e com muita sinceridade reconheci que eu estava errado, o que aquele povo precisava era de JESUS CRISTO. Com a idéia corrigida, falei de Cristo, fonte de esperança para o pobre, para o viciado, para aquele que perdeu tudo nas enchentes de dias atrás... Enfim, Deus fez mais do que eu poderia pedir, pensar ou imaginar naquela noite, muito mais do que as catorze canções do meu CD poderiam fazer.
Por melhor que seja a intenção de quem anuncia o Reino de Deus, a ausência de Cristo nas intenções do que se faz torna toda obra infrutífera e muito cansativa. Um ministério pode até se manter por alguns anos ou alguns CD’s. Um pregador pode até viajar o mundo. Mas sem Cristo no centro, logo o cansaço toma conta, os problemas se mostram, e os frutos não aparecem. Seria o mesmo que os reis magos encontrando a estrela de Belém ficassem parados nela, admirando-a no céu, quando ela na verdade queria indicar Jesus.
Se a minha mensagem for sobre minha vida, minha carreira, meus dons e talentos ou ainda minhas opiniões a respeito de Deus e da igreja, por favor, não compre meus CD’s e nem espere muito do meu ministério, ele será feito somente de folhas, e folhas de árvore não alimentam. Mas se na boca de todo ministro estiver o anúncio de Cristo e o seu Reino, então apoie esses ministérios, porque esses sim produzem frutos, e frutos que permanecem, eles irão levar ao povo o que o povo realmente precisa: JESUS CRISTO

Um abraço,
Gil Monteiro

19 comentários:

  1. Gil
    Lindo testemunho, e também muita coragem para proclamar essa verdade, sabemos que no meio musical infelizmente existe muita vaidade e muitas vezes os musicos estão mais preocupados em fazer "marketing pessoal" e vender cds do que proclamar Jesus, tudo é importante, desde que nossa primeira intenção seja: que Ele cresça e que diminua. Beijos. Marcinha IDE

    ResponderExcluir
  2. Gil, PERFEITO!!!! Você entendeu tudo.
    Abraços!

    Cleiton
    São Bernardo/SP

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Gil!!! Deus abençoe seu ministério, sua caminhada e sua vida mais e mais. Abraço. PAZ E FOGO!

    ResponderExcluir
  4. Que qualidade nessas palavras!
    Fiquei emocionada ao ler essas linhas que humildemente mostram a correção conveniente e na hora propícia. E o melhor de tudo é ver sua aceitação e acolhimento. Parabéns! Seus ouvidos estão se lapidando cada vez mais!
    E mais uma vez, posso dizer que serviu de muito ensinamento para minha vida pessoal e em comunidade.

    Obrigado!!! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Gil , querido!!! Posso somente dizer que Deus é muito mais doque imaginamos. Eu estava no grupo com vc, e posso testemunhar o quanto Deus fez em sua pregação.
    Deus abençoe.

    Bjs Carina ( Com. Yeshuá)

    ResponderExcluir
  6. É impressionante como Deus nos capacita através de simples acontecimentos, basta termos ouvidos bem abertos pra escutá-lo e humildade pra cumprir o que nos diz.
    Deus abençoe seu ministério hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela docilidade do Espiríto Santo, por aceitar a vontade de Deus em sua vida, que cada vez mais você possa estar atento a vontade de Deus para a sua vida. Força na Missão!!!!
    Quem é IDE AMA acima de tudo, isto é ser AMOR, viver a MISERICÓRDIA e anunciar o AVIVAMENTO.

    Abraços
    Camila

    ResponderExcluir
  8. EI IRMÃO QUANDO SAI PRA NÓS AS CIFRAS DESTE CD ABENÇOADO... PARTIKCIPO DE UMA MISSÃO CHAMADA UNIDADE DAKI DE LIMEIRA, TO ANCIOSA PRA TIRAR AS CANÇÕES... CANÇOES QUE ALCANÇAM O ALVO O CORAÇÃO PRA DEUS....
    QUALQUER COISA MANDA PRA NÓIS: patriciaaraujomizael@bol.com.br

    Paz e bem
    PATRICIA LIMEIRA SP

    ResponderExcluir
  9. A paz Gil, a pregação de sábado à noite no retiro vocacional foi muito boa mesmo e me ajudou muito... a humildade... e saber que Deus é tudo e Ele tem que ficar em primeiro lugar mesmo, sempre na frente... foi muito construtiva para quem realmente está a serviço. Me ensinou bastante. Você contou sua experiência e me ajudou a não cometer. Embora a gente acaba cometendo até sem querer. Nas o Senhor é o centro e como Jesus disse: "Sem mim nada poderei fazer"... porque tudo é pra Ele. Muito obrigado por ser uma benção junto com todos aí da Ide e a Marcinha, que essas formações nos ajuda muito a crescer... Deus abençõe muito vcs!!!!! um grd abraço.
    Meu msn: lelliscam@hotmail.com
    vc tem?
    Paz e fogo..

    ResponderExcluir
  10. RADIO GOSPEL MUSIC LIFE

    http://crescerevencercomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Seria importante a divulgação das cifras do seu cd, para podermos tocar em nosso grupo de oração e abençoar a vida das pessoas que precisam conhecer a Jesus.

    Se puder me enviar as cifras: raquel_fenf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo esse texto! Tão verdadeiro...
    Conheci seu trabalho musical através do CD Louvor acustico, VOL 1. A musica Ao Teu Encontro é linda, e ficou muito linda na sua voz. Parabéns!!! Que Deus continue te abençoando! bj........Fabiana

    ResponderExcluir
  13. Voce foi realmente agraciado pelo fogo do espirito!!
    Que Jesus com sua infinita misericordia possa sempre te cobrir de bençãos!!!!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  14. Fala Gil, Paz!

    Parabéns pela coragem e destemor em testemunhar isso, publicamente anunciar q esperava mesmo o reconhecimento! Naquela noite, creio q quem mais precisava ser tocado era vc e Deus não deixou passar mesmo!

    E a partir desse momento, foi verdadeiramente anunciador de Jesus e com certeza agradou e muito ao Senhor.

    Parabéns, meu irmão.
    Glauber Fernandes - Sousa/Paraíba.

    ResponderExcluir
  15. Estou ouvindo neste momento a música Tão perto de mim, e por um instante veio em meu coração de conhecer um pouco da história deste ungido de Deus, e quando entrei li esse testemunho lindo, de uma pessoa que com muita luta procura estar perto daquele que cativa o nosso coração. Que Deus te abençoe e que a cada dia ao ouvir suas músicas o Senhor posso aparecer em sua grande realeza, ficar tão perto, tão perto de mim. Um abraço!!!
    Tatiana Oliveira - Teresópolis/RJ

    ResponderExcluir
  16. Estimado irmão, saudações! Ganhei um Cd seu, o qual escutei e pude realmente fazer a experiência do Senhor pelas canções, principalmente a "Mais de Ti". Estive durante minhas férias, pregando pelo Estado de SC, coisa que amo fazer, anunciar Jesus Cristo, pra isso não dou férias. Conheci alguns meses atrás um casal de Araranguá-SC, vc os conhece bem, Sérgio e Karina, me presentearam com seu cd. Visitando seu blog e lendo seu testemunho, te digo: "É isto mesmo meu irmão. Vc detectou a essência do que é ser Cristão. Apontar para Cristo" É isto, somente isto. Se as pessoas não ficarem com o Cristo que pregamos, então não valeu nada o que fizemos. Como diz Paulo: "Que Cristo cresça, e eu diminua" Tamo junto irmão. Quero conhecer melhor o trabalho de vcs. Conheço a Ide, e quero conhecer ainda mais. Deus abençoe! Pe. João Luiz - Lebon Régis/SC

    ResponderExcluir
  17. Muito forte isso amado louvo e agradeço Deus pelo dom supremo que e a humildade, que Deus derrame sobre o teu ministério esta transparência..Deus e essencial a acima de tudo..quando o homem se posiciona com Deus, Deus se posiciona com o homem não temas a nada Deus e o absoluto da tua existência e do teu Ministério. Deus abençoe sua vida, Nossa Comunidade, nossa amizade, e também sua Família..

    Saudade Gil

    Jander Oliveira/Manaus/AM

    ResponderExcluir
  18. Gil,

    Experiência maravilhosa a ser compartilhada.
    Sua missão e sua voz são abençadas. Sempre me emociono com suas músicas. Parabéns! Que Deus continue te abençoando.

    Abs.

    Margarete P. Tamanini

    ResponderExcluir